domingo, 20 de março de 2011

Projeto incentiva a leitura e escrita na Escola Estadual Hildérico Pinheiro

    Objetivando desenvolver o gosto pela literatura, compreendendo a importância da escrita e do ato de ler, o projeto: Leituras e Releituras  foi  implementado na Escola Estadual Hildérico Pinheiro a partir do ano 2007. De lá pra cá vem sendo executado com sucesso em todos os anos seguintes.  Neste projeto pode-se observar a realização de muitas atividades interessantes como: portfólio com os alunos, produções diversas, confecção de livro de contos, desfile literário, caderno literatura de ouro, alem de conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar a partir das leituras  trabalhadas  ao longo dos anos de implementação do projeto.

O desfile literário

    O desfile literário e feito semelhante a um desfile de moda. Cada professor deve ficar com uma ou mais literaturas já trabalhadas na sala, para que os alunos se caracterizem  combinando com a obra. Depois há um desfile numa linda passarela. Durante o desfile, musica suave e o narrador  deve ir lendo a resenha critica da obra da qual representa, alem de dar recadinhos como: “L er e escrever, direito do aluno, compromisso de toda escola,  responsabilidade dos professores de todas as áreas do  conhecimento”. “ Leia mais, leia sempre !”.  “ Esta obra esta a  a sua espera na nossa biblioteca. Vá buscá-la !.
 
  As principais obras trabalhadas :

• A arvore que dava dinheiro- Domingos Pellegrine
Alice nos pais dos números- Carlos Febrette
• O menino no espelho Fernando Sabino
• Iracema- José de Elencar
• O gato malhado e a andorinha Sinhá- Jorge Amado
• Depois daquela viagem -Valéria Piassa Pollizzi
• O Barba azul  Charles Perrauet
• Vitor Grandan  Ziraldo
• A arvore  e a  aranha- Rubens  Alves
• O Bordado Encantado- Edimir Perrolt
• Cena de Rua-   Ângela Lago
• De trote  em trote, agarrei o velhote-  Mauro Martins
• O Baú do Sonhos -Elias José
• Uma pequena luz na escuridão- Gilberto Martins

Atividade caderno: literatura de ouro

    A atividade caderno: literatura de ouro os alunos recebem uma pasta enfeitada contendo livros e revistas. Levam para casa, lêem e depois fazem o resumo, fichamento ou resenha critica do livro que mais gostou num caderno intitulado: Literatura de ouro. No final  para  o fechamento de cada rodízio, os alunos socializam o seu resumo.
    Este projeto é sempre muito elogiado durante sua culminância alem de cumprir de forma eficaz  com sua função.
































                        Alunos do 8° e 9° ano da Escola Estadual Hilderico Pinheiro tem aulas de produçoes de texto e semântica de contexto e cenário com a profª Lauriana Alves de Almeida Santos.

















   

Nenhum comentário:

Postar um comentário